Amamentar queima calorias e para algumas mulheres é a maneira mais fácil e rápida de perder o peso adquirido na gestação. Mas isso não funciona para todas. A nutricionista Sarah Coe da British Nutrition Foundation concorda: “Há uma crença popular de que a amamentação vai ajudá-la a voltar ao seu peso pré-gravidez mais rápido. A amamentação realmente utiliza a gordura extra armazenada na gravidez, mas a quantidade e a rapidez em que isso acontece vai depender de quantas calorias extras você está comendo e de quanto peso você ganhou.”

Rosemary Dodds, conselheira sênior de políticas do National Childbirth Trust e nutricionista (www.nct.org.uk/parenting/about-breastfeeding), aconselha: “A maioria das mulheres perde peso naturalmente durante a amamentação, então não é preciso correr para começar uma dieta.” Então, seja gentil com você mesma e dê tempo suficiente para seu corpo se recuperar da gravidez, do parto e da exaustão que vem junto com o novo bebê. As informações abaixo servem para uma orientação geral, mas o seu médico poderá conversar com você com mais propriedade, esclarecendo os mitos e as verdades sobre a amamentação e perda de peso.

P. “Eu preciso de calorias extras se estou amamentando?”
R. “Mulheres que amamentam exclusivamente nos primeiros seis meses precisam ingerir uma média de 330 calorias extras por dia, mas isso varia. Depende de fatores como quanto leite é produzido e quanta gordura foi acumulada durante a gestação”, diz Sarah Coe.

P. “Por que algumas mulheres perdem peso rapidamente e outras não?”
R. “Mulheres que perdem peso rapidamente estão com déficit calórico, o que significa que elas estão queimando gordura corporal para produzir leite. Outras ingerem mais calorias do que o necessário, assim elas não perderão peso até que comam menos ou voltem a rotina normal de exercícios”, diz o Dr Carrie Ruxton, nutricionista na Health Supplements Information Service (www.hsis.org).

P. “Você poderia dar dicas de como se alimentar de forma saudável durante a amamentação?”
R. “Beba bastante líquido e opte por frutas, iogurte natural, pães de aveia e cereais matinais”, diz o Dr Ruxton.

P. “Posso fazer dieta durante o período de amamentação?”
R. “Não é uma boa ideia fazer dietas muito restritivas. Procure perder peso gradualmente com uma alimentação saudável e aumentar aos poucos a quantidade de exercícios. Uma perda de peso de 0,5 a 1 kg por semana é segura para o período de amamentação”, explica Rosemary Dodds.

P. “Amamentar vai me deixar com a barriga lisinha mais rápido?”
R. “Muitas mulheres perdem peso enquanto amamentam porque ela queima calorias, mas não necessariamente lhe fará perder barriga. Exercícios são mais eficientes para modelar seu corpo”, diz Rosemary Dodds.

P. “Posso fazer exercícios durante a amamentação?”
R. “É melhor esperar até a consulta de seis semanas para começar a praticar atividades físicas que forçam articulações e músculos”, diz Rosemary Dodds. Os melhores exercícios para novas mamães são caminhadas diárias com o bebê, de 30 a 60 minutos, combinadas com exercícios de fortalecimento do core, como Pilates.