Não se torture por ainda não caber naquele jeans apertado. Agora é hora de curtir suas curvas femininas, concentrar-se em cuidar de você e do seu bebê, e dar tempo para seu corpo se recuperar

Como alguém que é sortuda o bastante por nunca ter feito dieta, achei que os doze quilos que ganhei durante a gravidez desapareceriam magicamente no momento em que desse à luz. Então, quando empolgadamente experimentei o jeans que usava antes da gravidez uma semana depois que tive minha filha, não estava preparada para o fato de que nem consegui fazê-lo subir até meus quadris, quem dirá fechar o zíper. Foi um choque e acabou com a confiança que eu tinha em minha imagem. Acabei voltando a entrar naquele jeans, mas demorou três meses.

O que aconteceu com meu corpo?

É normal querer seu corpo de volta, mas você precisa ser generosa consigo mesma e se lembrar de que levou nove meses para acomodar seu bebê que crescia. “Somos bombardeadas com imagens ridículas de celebridades de biquíni algumas semanas após darem à luz. Mas lembre-se de que elas têm personal trainers e fazem uma quantidade incrível de exercícios apenas alguns dias depois de dar à luz, o que definitivamente não é uma boa ideia”, afirma a personal trainer Sarah Maxwell (www.sarahmaxwell.co.uk). “Espere que demorará de nove a 12 meses para perder todo o peso ganho na gravidez e sentir-se de volta ao normal outra vez.”

Até lá, aprenda a gostar de suas novas curvas, a se vestir de forma a favorecê-las, a comer de modo saudável e a fazer alguns exercícios leves. E, claro, curtir ser uma mãe de primeira viagem.

“A forma como você precisa encarar isso é aceitar sua nova forma e fazer com que os formatos e estilos das roupas nas lojas funcionem com seu corpo como ele está agora. Não se pressione para perder todo o peso em algumas semanas”, diz a consultora de moda Lisa Talbot (www.lisatalbot.co.uk)

A barriga é a maior reclamação pós-parto da maioria das mulheres. “Ninguém avisa sobre quanto tempo pode demorar para emagrecer. Ninguém me preparou para a bola mole arredondada que era minha barriga depois de eu ter meu primeiro filho. Até meu marido ficou surpreso. Você precisa perceber que isso é perfeitamente normal”, diz Sarah Maxwell.

Demora de quatro a seis semanas para que o útero se contraia e volte ao tamanho de antes da gravidez. Amamentar e fazer exercícios leves ajudarão a emagrecer e a tonificar sua barriga mais rápido, mas ainda levará alguns meses.

Os quadris e as coxas são as outras áreas que as mulheres consideram que mudaram. Empurrar o carrinho de seu bebê durante uma caminhada, uma aula de exercícios pós-parto e exercícios de tonificação simples em casa ajudarão você a enrijecer mais rápido.

Vista-se de forma a favorecer as curvas

Ao investir em algumas peças bem escolhidas, você ainda poderá parecer incrível e se sentir confiante enquanto dá tempo para seu corpo se recuperar. Lisa Talbot tem este conselho:

  • “Os tops linha império ou estilo bata que se dobram em si mesmos visando ao movimento ao redor da área da barriga são os mais favoráveis. Evite tudo o que seja apertado ao redor da cintura
  • Roupas justas podem ser usadas, mas precisam de muitos acessórios na cintura para disfarçar a barriga
  • Escolha um casaco que tenha dois ou três botões a partir da gola e se abra na parte de baixo para não ficar apertado na barriga. Evite casacos acolchoados ou com cinto
  • Calças com cintura alta são perfeitas, já que se ajustam acima da barriga e proporcionam uma linha mais favorável. Use com tops estilo bata
  • Saias retas com fechamento lateral favorecerão sua forma. Opte por jérsei, couro ou um estilo kilt
  • Vestidos no estilo túnica ou com muitos acessórios na cintura ficarão ótimos agora
  • Use acessórios como bijuterias e lenços coloridos para atualizar suas roupas de maneira rápida e econômica.”

Cuide de si mesma

Encontrar tempo para si mesma não é prioritário quando você é uma mãe de primeira viagem. Mas dedicar apenas alguns minutos por dia a si mesma fará diferença em como você se sente e ajudará a recuperar a confiança em seu visual.

  • “Eu costumava dedicar 10 minutos por dia fazendo ioga. Isso me acalmava, além de ajudar a tonificar minha barriga”, afirma Kathryn, 38.
  • “Uma vez a cada quinze dias ia à manicure. Isso fazia com que eu me sentisse glamourosa e bem cuidada”, lembra Anna, 35.
  • “Eu costumava colorir meus cílios a cada seis semanas, assim não tinha que me preocupar com rímel, mas ainda me sentia estilosa e arrumada”, diz Kate, 32.
  • “Eu me dei de presente um novo sutiã para exibir meus seios cheios de curvas. Isso fez com que eu me sentisse sexy e menos preocupada por meu jeans não servir ainda”, afirma Jane, 40.

Aumente sua autoestima (caixa)

  • Se sua confiança sofreu um baque porque seu corpo ainda não se parece como o seu, adote algumas medidas para animar sua disposição:
  • Saia para uma caminhada curta todos os dias. Ar fresco e exercícios estimulam agentes químicos que provocam bem-estar
  • Concentre-se nos seus melhores pontos. Se seu cabelo for incrível, faça um corte e tinja para exibi-lo
  • Passe seu perfume preferido todos os dias para levantar seu ânimo e fazer com que você se sinta glamourosa.
  • Lembre-se todos os dias de que seu maravilhoso corpo gerou seu lindo bebê
  • Quem está lhe pressionando para ter um visual perfeito? Certamente não é seu bebê. Para ele, você já é perfeita.

Voltando à forma

Fazer uma dieta saudável e exercícios leves ajudará você a eliminar aqueles quilos gradualmente. Dessa forma, é mais provável irem embora.

  • Coma pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia
  • Sempre tome o café da manhã – é menos provável que você coma besteiras no meio da manhã
  • Inclua carboidratos como pão, arroz ou massa em todas as refeições
  • Deixe doces, petiscos, biscoitos e chocolate para comer de vez em quando, não os inclua em sua dieta diária.

Exercite-se já

Agora não é hora de começar um novo programa de alta intensidade. Pilates é formidável para as mães de primeira viagem, já que ele proporciona a você uma nova conscientização do seu corpo e da sua postura, e tonifica seus músculos abdominais. Caminhar com seu bebê no carrinho não custa nada e é fácil, e você não precisa de uma babá”, afirma Sarah Maxwell. Ela também sugere participar de uma aula de exercícios pós-parto e fazer uma lista com suas músicas preferidas e dançá-las sempre que você puder. “Não espere seu bebê dormir. Ele vai adorar assisti-la.